Movimento Mangue Sem Lixo vai muito além da catação de dejetos nos manguezais  

Um trabalho de formiguinha, já que os voluntários recebem pouco apoio das entidades públicas e praticamente nenhuma da iniciativa privada

Um movimento vem surgindo de forma sutil para os rumos do município de Paço do Lumiar, mais especificamente em Mojó, onde encontra-se um povoado de pescadores, marisqueiras e agricultores rurais. O Movimento Mangue sem Lixo não é só um bando de ambientalista da cidade limpando o mangue, como a história do passarinho que queria apagar o fogo da floresta, transportando a água do rio em seu pequeno bico. Vai muito além disso!!

Além da catação, os voluntários fazem o replantio das mudas da vegetação local, possibilitando um reflorestamento que vem sendo destruída pelo acúmulo de lixo em determinadas áreas dos manguezais. Um trabalho de suma importância para o ecossistema marítimo do planeta. 

Um trabalho de formiguinha, já que os voluntários recebem pouco apoio das entidades públicas e praticamente nenhuma da iniciativa privada. O “Movimento Mangue Sem Lixo” é uma iniciativa três entidades, Organização Não-Governamental (ONG) Arte-Mojó, Sítio Jiboia, Associação Ambiental Orla Viva e Quinta do Azulejador, que reúnem os amigos em uma final de semana por mês para catar lixo no mangue, fazer o replantio da vegetação e pensar que rumo irão tomar para uma aplicação verdadeira das políticas públicas na questão ambiental e, principalmente, dos manguezais.

E um desses rumos discutidos em grupo, está o destino do próprio lixo retirado durantes as ações. Transportados pelo serviço de limpeza pública de Paço do Lumiar, o lixo segue para o município de Rosário, onde não há coleta seletiva adequada. Em conversa com as entidades envolvidas no movimento, a Prefeitura de Paço do Lumiar prometeu que o destino seria cooperativas de catadores, o que não vem acontecendo.

Seminário

Para isso, os voluntários do “Movimento Mangue Sem Lixo” estão elaborando um Seminário sobre o tema, para que se alimente o debate público sobre as questões dos manguezais, o destino do lixo, a limpeza das praias e a proteção dos rios. Parece cliché, mas eles estão determinados em ver resultados, o que o planeta e a próxima geração agradece! 

No próximo dia 31 deste mês, eles voltam a tirar o lixo desta área do mangue, afetada pelo excesso do lixo. No mês de agosto, a primeira catação após a pandemia, foram retirados 400 quilos de resíduos sólidos desta mesma área, que recebeu, na segunda ação, realizada no mês setembro, sua vegetação de volta, mas que ainda recebe lixo constantemente. Mais de 200 quilos de lixo foram retirados na última catação e feito o replantio das canetinhas do mangue, formato da semente, que fica boiando em pé, para que assim que a maré ficar seca, se encaixar em um buraco de caranguejo ou outro no qual possa ficar de pé, reescrevendo sua história.

Para reforçar as mudas que estão nascendo no local, o movimento vai reforçar mais uma vez na limpeza e no replantio da vegetação. Essas atividades de catação do lixo do mangue vão acontecer uma vez por mês, até dezembro deste ano, com acompanhamentos diários após essa primeira fase, onde se estuda uma barreira para conservar aquela área até que suas mudas fiquem maiores e mais resistentes. A iniciativa conta com a participação de voluntários e os interessados em participar das ações do movimento, poderão entrar em contato com os organizadores pelo número 99118-3377, redes sociais @ongartemojo, @sitiojiboia ou pelo e-mail: artemojo@hotmail.com.

Atividades do dia 31/09, a partir das 8h

–  Oficina de desenho, com Lambe-Lambe (crianças), com Gabriela Ahid e Eloisa Saraiva

–  Jogos Teatrais (adulto), com Graça Soares

– Catação do lixo e replantio das sementes do mangue

– Roda de relato da experiência e  alinhamento das ações


Localização

Comunidade de Mojó
Município de Paço do Lumiar – MA
Encontro no Sítio de Maria Donato – Montanha Russa


Contato Assessoria

Celular: (98) 981241511 / 99118-3377
E-mail: artemojo@hotmail.com
Instagram: @ongartemojo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s