Itens de veículos do TJMA são destinados à Cooperativa de Reciclagem

A iniciativa reforça o compromisso do Judiciário maranhense pelo descarte seletivo, pelo meio ambiente e pela economia local

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Socioambiental, entregou 83 pneus e peças de metais referente às manutenções dos veículos pertencentes à frota do Tribunal à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COPRESL).

A destinação correta aconteceu no dia 17 de junho de 2022 e faz parte de uma ação conjunta desenvolvida pelas Divisões de Transporte e de Administração Patrimonial. A iniciativa reforça o compromisso do Judiciário maranhense pelo descarte seletivo, pelo meio ambiente e pela economia local.

Isso porque, em virtude da composição dos automóveis, diversos itens podem ser reutilizados ou reaproveitados. As peças de metais, por exemplo, podem ser reutilizadas ou podem se transformar em matéria-prima, ganhando uma nova função quando descartadas ecologicamente. A sucata ferrosa pode ser destinada à indústria siderúrgica e transformada em vergalhões.

Os pneus levam cerca de 600 anos para serem decompostos e se descartados de forma irregular representam um problema para saúde pública, pois servem como criadouro para mosquito Aedes aegypti. No entanto, por meio da reciclagem, eles podem ganhar uma cara nova e podem tornar-se pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, dentre outros. O resultado da reciclagem desses itens pode ser notado na redução da emissão de gases de efeito estufa e no consumo de recursos naturais que seriam utilizados para produzir novos produtos. (Agência TJMA)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s