Mau cheiro da Lagoa da Jansen assusta turistas que visitam a capital maranhense

O fedor mais intenso tem a ver com poluição e a estação de ventos, que levanta o material orgânico poluído no fundo da lagoa, afirma oceanógrafo

“Nossa, um lugar tão lindo, mas com esse mau cheiro tira toda vontade de conhecer”, desabafa, sem notar que seu comentário estava sendo observado, o turista paulista Fernando Soares, que fez uma breve passagem pela capital para depois seguir para o município Barreirinhas. Na avaliação dos usuários do site www.tripadvisor.com.br, o mau cheiro da Lagoa é um assunto constrangedor e até ofensivo aos descendentes da família de Ana Jansen.

“Tem o cheiro pior que as marginais de São Paulo. Creio que, impróprias para banho. São Luís ganha o prêmio de espanta turista com essa Lagoa que fede mais que o sovaco da Jansen depois de morta”, opina um turista de campinas, interior de São Paulo.

Rita, de Porto Alegre, diz que não vale a pena nem caminhar por ela. “Não perca tempo, passe pela mesma de carro e é isso. O cheiro é horrível, a água não é imprópria para banho”. Maria Helena, de Blumenau, diz o mesmo. “Caminhamos por uma parte desta Lagoa artificial. Não achamos nada de especial que valha a pena a visita”, dispara.

De acordo com o oceanógrafo Leonardo Gonçalves, o fedor mais intenso tem a ver com poluição e a estação de ventos, que levanta o material orgânico poluído no fundo da lagoa. “Mais de 60% da lagoa tem em torno de 10 cm de profundidade de matéria orgânica que são jogados aqui. Isso acaba se acumulando nesse fundo e o vento, que começa a aumentar nessa época do ano, gera uma ondulação dentro da lagoa, que mobiliza esse sedimento que já estava acumulado no fundo e suspendendo parte desse sedimento. Em decomposição, esse sedimento libera um tipo de gás que, junto com o excesso de algas por conta desse excesso de nutrientes, faz com que tenha esse cheiro forte”, explicou.

A Lagoa da Jansen foi transformada em Parque Ecológico através do Decreto Nº 4878 de 23 de junho de 1988, com área total de 196 hectares, para fins de “uso público, diversões, esportes e áreas verdes dentro dos limites a serem fixados pelo Poder Público”. A Lagoa da Jansen se encontra em uma área nobre da cidade, localizada entre os bairros do São Francisco, Ponta D’areia, Renascença I e II, e Ponta do Farol, rodeada por pavimentação de calçadas, ciclovias e estradas asfaltadas.

Promessas

O Governo do Estado começou uma revitalização na área, mas o cheiro ainda contribui para tirar milhares de turistas da capital. Seu rival político, o senador Roberto Rocha, também prometeu em referência ao projeto de sua autoria, de Revitalização da Lagoa da Jansen, em junho deste ano. “Nós vamos fazer com que essas obras iniciem ainda nesse ano. Porque nós vamos iniciar agora, não é o projeto. São as obras”, afirmou em seu twitter.

O projeto prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto na área, modernização das comportas que garantem a renovação da água da lagoa pelo mar, dragagem do lodo acumulado no fundo da lagoa, além de investimentos em urbanização para melhorar os equipamentos de lazer para uso dos moradores de São Luís e como atrativo turístico. Mas por enquanto, ainda no papel. A obra seria executada pela Companhia de desenvolvimento dos do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 

A Codevasf atua nos 217 municípios do Estado do Maranhão por foça da Lei nº14.053, de 08 de setembro de 2020. São 8 (oito) bacias hidrográficas principais que apresentam áreas declaradas expressamente na legislação para atuação da Codevasf, acrescidas pelas demais bacias hidrográficas do Estado: Gurupi, Itapecuru, Munim, Mearim, Parnaíba, Pericumã, Tocantins e Turiaçu. Mas como disse, tudo no papel e no discurso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s